Deixe um comentário

SÁBADO – 24.11 – TVs PÚBLICA, COMERCIAL E ESTATAL

10h – DEBATE – TV no Brasil: o conceito de pública, privada e estatal

Os diferentes modelos de televisão e a realidade brasileira serão debatidos na manhã de sábado, 24.11, às 10 horas. Para tratar da diferença entre TV pública e TV estatal e abordar a importância de se investir na qualidade desses meios, a exemplo de outros países latino-americanos, foram convidados os jornalistas Beto Almeida, da TV Senado e membro da junta diretiva da Telesur no Brasil, e Laurindo Leal Filho, professor da Escola de Comunicação da USP e apresentador do programa Ver TV, da TV Bras1il. Também estará presente o jornalista Gabriel Mendes, professor da Faculdade Integrada Hélio Alonso (Facha). Saiba mais sobre os debatedores.

BETO ALMEIDA é jornalista, repórter da TV Senado e membro da junta diretiva da Telesur, TV multiestatal latino-americana com sede na Venezuela.

 

 

 

 

 

LAURINDO LEAL é professor aposentado da USP, diretor e apresentador do programa VerTV e colunista da Revista do Brasil. Tem doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado no Goldsmiths College da Universidade de Londres. Publicou os livros Atrás das Câmeras, relações entre Estado, Cultura e Televisão, A melhor TV do mundo, o modelo britânico de televisão, A TV sob controle, a resposta da sociedade ao poder da televisão (todos pela Summus Editorial) e Vozes de Londres, memórias brasileiras da BBC (Edusp). Tem experiência nas áreas de Comunicação e Sociologia, principalmente nos temas: política, politicas públicas de comunicação, TV, televisão pública, rádio e jornalismo. Foi Ouvidor Geral da Empresa Brasil de Comunicação.

 

GABRIEL MENDES é jornalista, mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (Iuperj) e professor das Faculdades Integradas Hélio Alonso – FACHA.

 

 

 

14h – OFICINAS OPTATIVAS 1, 2 e 3

A tarde de sábado, 24.11, está reservada para oficinas optativas. Cada inscrito vai poder participar de duas. Das 14h às 16h acontecem as oficinas de:

1 – AUDIOVISUAL (com o Coletivo Tatuzaroio de Comunicação e Cultura)

2 – LINGUAGEM E HEGEMONIA (com Vito Giannotti)

3 – O MUNDO DO FACEBOOK (com Arthur William).

 16h – OFICINAS OPTATIVAS 4, 5 e 6

4 – EDUCAÇÃO E POLÍTICA (com Gaudêncio Frigotto)

5 – A HERANÇA DE GRAMSCI (com Rodrigo Castelo)

6 – RÁDIO COMUNITÁRIA (com Arthur William)

Conheça os monitores

ARTHUR WILLIAM é jornalista multimídia, técnico em eletrônica e radialista. Integrante do grupo de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC), atualmente cursa MBA em TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias de Comunicação Eletrônica na Universidade Federal Fluminense. Trabalha no Núcleo de Multimídia da TV Brasil/Rádio MEC. Arthur também é professor de rádio e novas mídias em cursos oferecidos por organizações do terceiro setor como NPC e UNIRR (União e Inclusão em Redes de Rádio).

COLETIVO TATUZAROIO é um coletivo de ativistas que atua na área da comunicação e da cultura e acredita na comunicação como ferramenta na construção de sujeitos. Em junho deste ano o coletivo, que tem sede no Rio de Janeiro, colocou no ar a TV Memória Latina, um projeto construído para reforçar a luta pela democratização da comunicação no Brasil e que usa a internet como meio de distribuição. O objetivo é dar suporte audiovisual aos movimentos sociais e suas lutas.

GAUDÊNCIO FRIGOTTO é professor da Faculdade de Educação da UERJ e atua no Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana. É professor titular (aposentado) na área de Economia Política da UFF e faz parte do Conselho Acadêmico do Instituto e Pensamento e Cultura Latino-americano (IPECAL). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos Econômicos e Políticos da Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: teoria e concepções de educação, trabalho e formação humana, conhecimento e tecnologia, classe social, movimentos sociais e educação e políticas públicas em educação profissional, técnica e tecnológica. Autor e coautor de mais de 20 livros, entre eles A produtividade da escola improdutiva (Cortez Editora, 1984), Educação e crise do capitalismo real (Cortez Editora, 1994), Teoria e educação no labirinto do capital (org.), (Vozes, 2000) e A formação do Cidadão Produtivo. A cultura do Mercado no ensino médio técnico (org.) (INEP, 2006).

RODRIGO CASTELO possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Serviço Social também pela UFRJ. Atualmente é professor visitante no curso de Serviço Social da UERJ e pesquisador do Laboratório de Estudos Marxistas José Ricardo Tauile (IE/UFRJ). Tem experiência nas áreas de Filosofia Política e Economia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: “questão social”, desenvolvimento econômico, ideologia e marxismo.

VITO GIANNOTTI é coordenador do NPC e autor de quase trinta livros sobre dois temas principais: história das lutas dos trabalhadores e comunicação. Foi metalúrgico e militante, em São Paulo, durante quase três décadas. Participou das lutas sindicais e populares e contra a Ditadura do período, sempre escrevendo boletins, jornais, cadernos e livros. No começo dos anos 90, juntamente com jornalistas e professores, fundou o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), do qual hoje é coordenador. É autor de CUT pro dentro e por fora (Vozes), Força Sindical, a central neoliberal (Mauad), Comunicação Sindical, falando para milhões (Vozes), O que é Jornalismo Sindical (Brasilense), A Liberdade Sindical no Brasil (Brasiliense).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: