Deixe um comentário

DOMINGO – 25.11 – CINEMA, SINDICATO E IDEOLOGIA

9h – EXIBIÇÃO E DEBATE – As neves do Kilimanjaro

No encerramento do Curso Anual do NPC, dia 25.11, às 9h, será exibido o belo filme francês As Neves do Kilimanjaro. O longa traz à tona vários temas importantes para a esquerda, abordando a atuação dos sindicatos, a organização dos trabalhadores, a ética pessoal e as relações humanas. Dirigido por Robert Guédiguian, a história se passa em Marselha em meio à crise financeira. Com esse pano de fundo, o casal Michel e Marie Claire acaba sendo vítima de um drama que os motivos só aos poucos irão entender. Ambos passam, então, a dedicar suas vidas para superar os traumas e consertar alguns erros que todos somos capazes de cometer. É quando justiça, perdão e solidariedade entram em cena. Um filme que vale a pena, pois reacende as esperanças e nos faz acreditar, ainda, no ser humano. [Veja o trailer] Além do coordenador do NPC, Vito Giannotti, que já apresentamos no post sobre as oficinas, o debate contará com a presença de Camila do Valle e João Pedro Stédile.

CAMILA DO VALLE é poeta e professora adjunta de Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas na Graduação em Letras da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e de Literatura da Amazônia e Literaturas Africanas na Especialização em Diversidade Étnica no Ensino Superior Brasileiro, também na UFRRJ. Desde o início de 2010, desenvolve um projeto aprovado no Plano Nacional de Patrimônio Imaterial do IPHAN que resultou num mapa e num livro a partir das narrativas orais dos afro-religiosos e da pajelança de Belém do Pará, no âmbito do PNCSA.

JOÃO PEDRO STÉDILE é membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do qual é também um dos fundadores. É graduado em economia pela PUC-RS e pós-graduado pela Universidade Nacional Autônoma do México. Participa desde a década de 1970 das da luta pela reforma agrária. Stédile é autor de diversos livros, entre eles Brava Gente: a Trajetória do MST e a Luta Pela Terra no Brasil (co-autor Bernardo Mancano Fernandes – Perseu Abramo, 1999), A Questão Agrária no Brasil: o Debate Tradicional: 1500-1960 (Expressão Popular, 2005), A Questão Agrária no Brasil: o Debate na Esquerda: 1960-1980 (Expressão Popular, 2005), A Questão Agrária no Brasil: Programas de Reforma Agrária: 1946-2003 (Expressão Popular, 2005) e Leituras da Crise (com Marilena Chauí, Leonardo Boff et al – Perseu Abramo, 2006).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: